Como estimular a criatividade do seu bebê nos primeiros meses de vida?

Acompanhar a evolução do desenvolvimento do seu filho é um dos maiores prazeres que se pode ter, afinal de contas, é observar o crescimento de um ser-humano e acompanhar esse processo de pertinho, fazendo parte diretamente disso. E para que ele se torne cada vez mais inteligente, sua influência desde pequenininho é fundamental no desenvolvimento intelectual, motor, social e emocional.

Para te ajudar a nessa fase, separamos algumas dicas que auxiliam no estímulo da criatividade do seu bebê nos primeiros meses de vida:

As cores e as formas

A partir dos 3 meses, a criança passa a notar as cores, pois sua visão começa a desembaçar e passa a ficar mais nítida. Nesta fase, brinquedos coloridos e móbiles são extremamente atrativos para os pequenos. As joias mordedoras da GOODI, são revestidas de silicone e servem como brinquedos deliciosos para os bebês morderem, sentirem e se distrair. Coloridas e seguras, enquanto você amamenta eles estimulam a criatividade, o tato e a visão.

Os livros

Os livros são os melhores amigos que alguém pode ter, principalmente se for desde pequeno! A partir dos 3 meses, você já pode passar a brincar com livros de plástico no banho, e no sexto mês, inserir os de pano, para que ele possa tocar, sentir e até mesmo morder. Desde sempre, converse com ele, mostre a capa, os desenhos, faça ele virar as páginas, estimulando a interação direta com o livro, se interessando.

As brincadeiras

Jogos da memória são muito importantes para armazenar conhecimento, mas brinque sempre dentro de um contexto, para que ele faça associações verdadeiras. A partir dos dois anos e meio, eles começam a encaixar as coisas, trabalhando a coordenação visomotora, que é a noção que temos de tamanho apenas com os olhos, nesta fase, um pequeno quebra-cabeça é muito bem-vindo. O improviso também é uma das brincadeiras mais estimulantes para a imaginação dos pequenos! Crie personagens, conte histórias, deixe a criatividade fluir junto a eles.

As músicas

A partir da 20ª semana de gestação, os primeiros sinais da audição do bebê começam a surgir e daí em diante, a ligação com o mundo exterior passa a ser mais real. A audição é um dos sentidos mais preciosos que carregamos, e a música é, sem dúvida, algo fundamental para todos nós. Por isso é importante que você converse com o seu bebê desde a gravidez, e que depois, vocês dividam momentos de dança e música. A partir do 7º mês de vida, bata palmas com ele ao som da música que curtem, intercalando entre ritmos mais rápidos e outros mais lentos, para que ele note a diferença. Enquanto ele se diverte, estimula sua coordenação e criatividade.

As perguntas

Já um pouquinho maior, quando começam a falar, uma chuva de dúvidas começa a cair sobre você com perguntas engraçadas e até mesmo constrangedoras. Mas não peça para que parem, pois é muito importante para a criança ter suas perguntas respondidas a fim de entender o mundo em que vivem, para que compreendam as coisas. Dentro dessas dúvidas moram a criatividade, imaginação, questões emocionais e sociais, e a curiosidade, que nada mais é do que a inteligência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *